Fazenda se especializa e abre franquia de gado senepol

Raça tem uma média de 70 mil cabeças no país e cresceu 30% nos últimos três anos

Fonte: Embrapa

Uma franquia customizada e individual para os pecuaristas. Esse é o sistema de negócio desenvolvido pela JRS Senepol, fazenda que fica em Guararapes (SP), voltada exclusivamente para a criação e desenvolvimento da raça senepol.

O proprietário André Gustavo Silva enxerga a raça como a mais completa para o país. Desenvolvida em Saint Croix, na França, é adaptada ao calor, não possui chifre, é mocho e dócil. “E tem um rendimento de carcaça importante pra continuar a nossa característica do zebuíno. Em geral, os nossos clientes eles tem tido entre 20% e 30% de eficiência por conversão alimentar maior no cruzamento industrial em relação a outras raças, por exemplo”, conta o pecuarista. 

Para os franqueados, são várias as vantagens, com destaque para a curva de aprendizado mais rápida e principalmente, redução do investimento inicial. Como a propriedade já possui a estrutura e uma capacidade excessiva de produção, o franqueado chega para preencher isso e gerar uma relação vantajosa para ambos os lados. 

”Toda vez que você entra pra criar uma pecuária de gado com genética, a curva de aprendizado é muito grande, então você precisa aprender. É muito diferente da pecuária tradicional e aí você precisa aprender a fazer a comunicação do animal, o nascimento, o registro, todos os cuidados que um gado puro são maiores em relação ao tradicional, e nós erramos muito no começo e tivemos muita dificuldade. com esse know-how aprendido ao longo de 10 anos a gente consegue passar para o franqueado toda essa nossa experiência e com isso reduz o tempo de aprendizado dele”, explica André Silva. 

Para ser franqueado o pecuarista não necessariamente precisa ter terras próprias. Um dos benefícios da franquia é poder criar o gado na fazenda JRS Senepol. 

André Franco é pecuarista e um dos franqueados que cria o rebanho por lá. São quase 50 cabeças entre doadoras, bezerros nascidos e animais em recria. Ele entrou no negócio há dois anos, quando decidiu investir no setor. Ele enxerga o sistema de forma positiva. 

“Para quem está começando em qualquer atividade, e na pecuária não é diferente, principalmente na pecuária de gado puro, você tem um aprendizado que custa muito dinheiro e o fato de você poder começar isso com alguém que já teve experiência, que já trabalha no processo, já tem a informação, sem dúvida traz um retorno no curto prazo e curto prazo em pecuária então vai de 3 a 5 anos, é muito melhor”, afirma Franco. 

Afonso Orth é outro franqueado. Na propriedade dele, que fica na Bahia, tem cerca de três mil cabeças, das quais 70 são senepol. Ele começou a trabalhar com a raça há quatro anos e compra os embriões diretamente da fazenda. “Eu tinha outros cruzamentos, mas eles não estavam dando muito certo e esse aí agora está dando mais certo e os resultados estão satisfatórios. Eu estou ganhando nas fêmeas uns seis meses de antecedência pra cria, desmama com arroba a mais”, explica. 

Como a franquia é individualizada, o valor inicial de investimento depende do modelo de negócio proposto pelo pecuarista. Entre outros benefícios, o franqueado conta também com a opção de participar de um leilão de vendas que tem como diferencial um centro de performance realizado em parceria com a Embrapa.