Mangalarga marchador movimenta R$ 11 milhões

Exposição contou com a participação de 1,5 mil animais e 150 mil visitantes em 11 dias

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

Após 11 dias, a 34ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, um dos maiores eventos equestres da América Latina, chegou ao fim no sábado, dia 25, em Belo Horizonte Minas Gerais, com a participação de 1,5 mil animais nas competições, 150 mil visitantes e um volume de negócios com leilões, compras e vendas de animais de R$ 11 milhões.

Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o evento teve como tema central “Marchadores pela Vida”, em uma alusão ao novo projeto social da entidade, que visa arrecadar fundos a serem destinados a instituições que atendem crianças portadoras de câncer e dependentes químicos. Um dos remates, o “Leilão Filantrópico Marchadores pela Vida”, teve toda a sua arrecadação destinada às instituições de assistência.

O único ponto negativo do evento foi a morte do garanhão Ômega Bavária, um dos candidatos de grande campeão, no dia 20. Ele tinha cinco anos de idade e havia vencido o prêmio na categoria cavalo adulto na semana passada.

Campeonato da raça

No lado da competição, o grande campeão nacional da raça foi o Épico Capim Fino, de propriedade de Maria Helena Pereira da Silva Cazzani, do Haras MH, que fica em  Vassouras, Rio de Janeiro. A grande campeã foi a égua Adrenalina da Pao Grande, do Condomínio Adrenalina da Pao Grande, formado pelo Haras MH e o Haras Pao Grande, ambos de Vassouras.

No campeonato de marcha, o vencedor foi Athos do Conforto, do Condomínio Athos do Conforto, do Haras Conforto, de Sorocaba interior paulista, enquanto a campeã foi Sussu Elfar, de propriedade de Magdi Abdel Raouf Gabr Shaat, da Fazenda Boa Vista, em Lavras, Minas Gerais.

O campeonato jovem da raça consagrou Lúcido da Figueira, de Antônio Santos Silva Filho, do Haras Nova Figueira, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, como grande campeão. A égua Adrenalina da Morada Nova, de Cristiana Gutierrez, do Haras Morada Nova, de Inhaúma, interior de minas, foi coroada como grande campeã.

Marcha Picada

A 34ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador viu como campeão nacional da raça marcha picada o cavalo Guarani da Água Bôa, de Rogério Bivar Simonetti, do Haras da Água Bôa, de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. A égua Folia do Zel, de José Lauro Afonso Megale, da Fazenda Talismã, de Ouro Fino, Minas Gerais, foi a grande campeã da categoria.

No campeonato de marcha, os campeões foram o cavalo Iraque Pontal, de Renato Fragoso de Menezes, do Haras Iluminata RFM, de Gravatá, Pernambuco, e a égua Garota JFS, de Ennio Ellery Araujo, do Haras L&L, de Cascavel, Ceará.