Máquina limpa três quilos de lambari por minuto

Manualmente, uma pessoa limpa, no máximo, 20 quilos de peixe por dia

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

A limpeza manual de um lambari pode ser bem difícil e demorada, mas, uma máquina desenvolvida em São Paulo promete limpar 18 quilos da espécie em menos de 10 minutos, potencializando a comercialização do produto, que é bem-vindo no mercado de petiscos.

Manualmente, uma pessoa limpa no máximo 20 quilos de peixe por dia, uma diferença gigantesca diante da autonomia da máquina, desenvolvida pelo pesquisador Fábio Sussel, da Agência Paulista de Tecnologia (Apta), que garante que o equipamento pode limpar 250 quilos de lambari por dia.

“O equipamento vem pra se tornar uma nova opção para os produtores, principalmente da agricultura familiar, já que o lambari é uma espécie de pequeno porte que demanda de pequenas áreas de produção, diferentes das espécies tradicionais de grande porte”, disse o pesquisador.

A máquina funciona da seguinte maneira: os lambaris são colocados na descamadeira, que retira de uma única vez as escamas de até 18 quilos do peixe em apenas seis minutos, o equivalente a três quilos por minuto. Depois, eles são levados no gelo para outra parte do equipamento, que corta a barriga e retira as vísceras.

A máquina acaba de chegar ao mercado custando cerca de R$ 38 mil e já conta com interessados. “O lambari é procurado há bastante tempo para várias coisas, sendo usado como isca viva, forrar gelo e tratar outros peixes. Mas ele serve como petisco também, principalmente para tomar com cerveja, como todo mundo gosta. Come essa máquina, então, podemos aumentar a produção de lambari e limpar uma quantidade maior, aumentando o fornecimento para os restaurantes”, analisou o piscicultor Rogério Gonel.