Mato Grosso do Sul assina pacto para diminuir ociosidade de frigoríficos

Pacto Sinal Verde tem a finalidade de garantir a produção de qualidade e a agilidade na comercialização da carne bovina produzida no estado

O Governo do estado de Mato Grosso do Sul lançou nesta terça, dia 25, o pacto Sinal Verde, com a finalidade de garantir a produção de qualidade e a agilidade na comercialização da carne bovina produzida no estado. A assinatura do acordo entre entidades do setor poderá aumentar a produção e a exportação, diminuindo a capacidade ociosa dos frigoríficos de MS, que atualmente é de 27%, segundo dados do departamento de economia da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).
 
Segundo o governador Reinaldo Azambuja a partir da assinatura do pacto se inicia estudos aprofundados sobre o manejo ideal para a criação de gado no estado, estratégias logísticas, maior monitoramento sanitário, com o objetivo de fidelizar e abrir novos mercados.
 
O Norte de Mato Grosso do Sul, conhecido por produzir a melhor carne bovina do estado, será contemplado pelo projeto, devido o alto potencial de rentabilidade frigorífica dos animais criados na região. 

– A região tem papel fundamental no pacto Sinal Verde. Conhecida por produzir o melhor bezerro de qualidade, poderá estimular a produção precoce dos animais, atendendo mais rapidamente o mercado, com a qualidade esperada pelo consumidor final. E com maior volume, será possível impactar até na queda do preço da proteína vermelha, tanto no mercado interno quanto externo – detalha o representante da região Norte do Estado e prefeito de Figueirão – Rogério Rosalin.
 
O Sinal Verde será implantado em Figueirão com objetivo de expandir a cadeia produtiva, incluindo a ação no Projeto Produzir Mais, que será lançado nos próximos dias, dando suporte técnico aos criadores da região. 

– A ação do Governo vem em momento estratégico. Acabamos de notar uma queda considerável no volume de exportação em 34,7%, em relação ao ano passado e, uma retração de 37% na receita. Não dá para cogitar a continuidade desse regresso com o mercado externo – enfatiza o secretário de Agricultura e Pecuária de Figueirão, Fernando Barbosa Martins.
 
Além das questões mercadológicas o pacto Sinal Verde envolverá as entidades que contribuirão para o monitoramento de ações sustentáveis, como a adesão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), instituído pelo Código Florestal em vigor.