Ministro da Agricultura defende regulamentação da vaquejada

Ele afirmou acreditar em uma possível revogação da decisão do STF, que julgou inconstitucional lei do Ceará que regula a atividade

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou nesta terça-feira, dia 25, que o governo apoia a regulamentação da vaquejada e que irá avaliar de que forma seria possível permitir a “manifestação cultural, o esporte, a geração de empregos e a proteção dos animais”. Ele disse ainda que acredita em uma possível revogação da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional uma lei do Ceará que cria regras para a vaquejada como prática desportiva e cultural.

“Entendo que essa cultura é muito forte e deve ser preservada”, disse Maggi, vestido com roupas típicas de vaqueiros nordestinos, em meio a manifestantes que estiveram na Esplanada dos Ministérios, em ato a favor da vaquejada.

O ministro recebeu em seu gabinete um grupo de representantes da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq). Os ativistas pediram a criação de uma comissão que vai trabalhar para regulamentar mais de 50 atividades e esportes que envolvem bois e cavalos. O grupo seria formado por representantes do governo federal e de cada uma das modalidades.

Além do ministro da Agricultura, a manifestação a favor da vaquejada também recebeu o apoio dos ministros do Turismo, Marx Beltrão, da Cultura, Marcelo Calero, e da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Os parlamentares e militantes que defendem a vaquejada esperam a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 270. Apresentado pela bancada pernambucana, o texto sugere a inclusão da vaquejada entre as manifestações culturais constitucionalmente protegidas.