Produção de ovos cresceu 2% em 2017

O mercado interno, que consome a maior parte da produção, registrou alta de 1% na demanda

O Brasil produziu 40 bilhões de ovos em 2017, crescimento de quase 2% em comparação com o ano anterior. O mercado interno, que consome a maior parte da produção, registrou alta de 1% na demanda, em 2017. É esperado que com a recuperação da atividade econômica do país, as compras internas possam crescer mais.

A expectativa é, também, de aumento da produção de ovos em 2018, até porque o plantel de postura comercial cresceu mais de 4% no ano passado.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, os possíveis defeitos da cadeia estão sendo trabalhados com ajuda de especialistas do Ministério da Agricultura (Mapa). “Por exemplo, Salmonella é problema? Cursos e especialistas irão ajudar a resolver, para não deixar o mercado com dúvida nenhuma sobre o produto brasileiro”, diz.

Recuo nas exportações

Enquanto isso, as exportações de ovos tiveram queda de 44%, fechando o ano com aproximadamente seis milhões de toneladas exportadas. De acordo com o Centro de Estudos Avançados e Economia Aplicada (Cepea), os embarques devem aumentar neste ano. A abertura de novos mercados, como a África do Sul, é um dos motivos para a possível alta nas vendas externas.