Rússia habilita seis frigoríficos a exportar carne

País também suspendeu restrições temporárias para outros cinco estabelecimentos

Fonte: SNA

O Serviço Federal Sanitário e Fitossanitário da Federação da Rússia (Rosselhoznadzor) aprovou mais seis frigoríficos brasileiros a exportar carnes ao país, entre carnes bovina, suína e de aves, além de miúdos e envoltórios, informou o Ministério da Agricultura, em nota.

Além disso, o país suspendeu restrições temporárias para outros cinco estabelecimentos de carnes do Brasil. Do total de 11, cinco plantas foram habilitadas pelas autoridades russas sem inspeção prévia, com base nas garantias apresentadas pelo governo brasileiro.

Conforme estimativas do ministério, no caso de carne bovina, o faturamento pode alcançar US$ 14 milhões por ano, por planta liberada. O incremento de receita cambial para os frigoríficos de carne suína é estimado em US$ 6 milhões.

O ritmo mais intenso de aprovações é reflexo do protocolo de prelisting – lista pré-autorizadas de estabelecimentos exportadores sob garantias do país exportador – para produtos de origem animal, assinado entre o Ministério da Agricultura e o órgão russo, em julho.