Venda de sêmen da raça angus sobe 180% em 6 anos

Reunidos em Porto Alegre, criadores estudam maneiras de melhorar a performance do ano passado, quando foram vendidas 4 milhões de doses

Fonte: Angus/Divulgação

Entre as raças taurinas, a angus é a que mais vende doses de sêmen. E os criadores da raça querem mais e esperam crescimento no comércio de genética. Para ter uma ideia, nos últimos seis anos, a venda de sêmen de angus aumentou 180%.

Alcançar a melhor carne da raça europeia por meio da genética está no foco dos criadores de angus, principalmente os que têm rebanhos no Brasil Central. A tendência é o investimento no cruzamento industrial.

“Essa é uma prática hoje bastante utilizada. Pelo sistema, as qualidades de duas raças sobressaem e se multiplicam. Então, hoje a fórmula mágica é matriz nelore com cruzamento com aberdeen angus”, diz o pecuarista Wilson Brochmann.

Com essa prática, o retorno financeiro também pode ser maior. “Num produto que normalmente leva dois anos e meio pra terminar, se você ganhar um ano no acabamento e anteceder o abate, já representa praticamente 30% a menos do seu custo de produção”, contabiliza o pecuarista.

O Brasil avança na comercialização de sêmen de angus. No ano passado, foram vendidas mais de 4 milhões de doses, o que representa 50% de todo sêmen de gado de corte de raças taurinas comercializado no país.

Segundo o presidente da associação brasileira de angus, nos quatro primeiros meses deste ano, o consumo de carne aumentou 21%. Agora, a expectativa do setor é que a comercialização de sêmen acompanhe esse crescimento.

“O que aconteceu é que a carne angus ao longo do tempo foi conquistando mercado. Todo esse processo vai provocar evidentemente um aumento na venda de sêmen, um incremento da raça no Brasil, um aumento que vai começar lá na genética, lá no campo”, diz José Roberto Pires Weber, presidente da Associação Brasileira de Angus.

Esses assuntos fazem parte da programação do 3º Congresso Brasileiro de Angus, que reúne, em Porto Alegre, especialistas e pecuaristas. O Rio Grande do Sul concentra o maior número de criadores no aprimoramento genético da raça.

“Nós certificamos 400 mil animais no ano passado. Isso é cerca de 1% do volume de animais abatidos no Brasil. Nosso objetivo é chegar a 2020 com 1 milhão de animais certificados. Com isso nós contribuímos com o aumento da renda daquela família no campo”, diz Reynaldo Titoff Salvador”, diretor do Programa Carne Angus Certificada.