Cavalos gêmeos da raça crioula nascem no Rio Grande do Sul

Fato é considerado raro entre animais da raça, segundo a presidente da Associação Paulista de Buitaria

Uma situação rara aconteceu na cidade de Mata, no Rio Grande do Sul, em janeiro. Uma égua deu à luz equinos gêmeos da raça crioula.  

De acordo com a dona dos animais, Mariana Novack, a égua SJ Nadadeira pariu dois machos, filhos de Festivo de Santa Edwiges. Um teria puxado a mãe e outro, o pai. 

O caso é considerado raro entre a raça. Segundo a médica veterinária e presidente da Associação Paulista de Buitaria, Camila Freitas Batista, normalmente a égua aborta pelo fato de o útero não conseguir alimentar dois animais ao mesmo tempo.

“É raro haver o nascimento de potros gêmeos. Em geral, a égua aborta pois o útero não consegue ‘alimentar’ os dois. Se nasceram normais, não há recomendação especial a não ser ver se a égua tem leite suficiente pros dois. Um deles, ou os dois, poderia ter nascido fraco. O que não me parece ser o caso”, afirma Batista. 

A doutora diz ainda que é necessário verificar as condições da égua para amamentar os dois filhotes. “Se a égua não tiver leite suficiente para os dois, eles devem ser alimentados por mamadeira”, completa.