'Chifre' em ponta de orelha de cabra intriga produtor na Bahia

Segundo entidade especializada em medicina veterinária, se trata de uma doença provocada por vírus e que pode ser transmitida para outros animais

Fonte: Divulgação

O telespectador do Canal Rural Vanilton de Santana Abreu, de Monte Santo, na Bahia, enviou uma mensagem para o nosso WhatsApp para tirar uma dúvida sobre um “chifre” que teria nascido na ponta da orelha de uma de suas cabras.

Ele mandou fotos que mostram uma ponta calcificada na orelha do animal. No entanto, segundo a presidente da Associação Paulista de Buiatria,Camila Freitas Batista, a deformidade não se trata de um chifre e pode ser um tumor causado por um vírus.

“Analisando pelas imagens, parece ser um papiloma, que é uma doença viral que forma alguns tumores na pele e, muitas vezes, esses tumores ficam mais firmes e no formato de pequenos chifres”, disse.

De acordo com Camila, o tumor é autolimitante, o que significa que ele cairá após algum tempo. “É importante o criador ficar atento, pois ele pode sangrar bastante e também pode ser transmitido para outros animais”, informou a especialista em sua avaliação.

A recomendação neste caso é para que o animal seja avaliado por um veterinário, que irá indicar alguns tratamentos, que podem ser administrados, inclusive, com vacinas.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão de pauta, faça como telespectador Vanilton e entre em contato com o Canal Rural pelo nosso WhatsApp: (11) 98524-0073.