Nenhum animal foi vendido na Expoinel Mineira

Os leilões oficiais e o shopping de touros, que no ano passado renderam receita de quase R$ 20 milhões, foram cancelados para a edição 2017 da feira

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

A Expoinel Mineira, uma das principais na agenda da raça nelore, termina nesta sexta-feira, dia 17, com um saldo negativo. A feira, realizada em Uberaba, não registrou leilões ou comercialização de animais pela primeira vez e a culpa, mas uma vez, é da crise financeira.

Na edição de 2017, o número de animais inscritos nos julgamentos é 10% menor em relação ao ano passado. “O reflexo na crise é inegável, pois tivemos, em 2016, 833 animais na pista e esse ano nós estamos com 778 animais. Agora, quando se fala em negócios, que é refletido em leilões, nós tivemos uma queda de 100”, lamentou Loy Rocha, gerente-executivo da Associação Mineira de Criadores de Nelore.

O criador de gado da raça nelore Maurício Ianni, que no ano passado realizou um leilão durante a feira, revelou o motivo do congelamento nos negócios em 2017. “Neste ano, todas as projeções para todos os seguimentos de mercado do Brasil são de muita tensão e nós entendemos que seria prudente rever o calendário de leilões para que nos pudéssemos acertar na continuidade do crescimento da raça”, falou.

Novidades

Mesmo com a redução no número de animais e a queda no faturamento dos negócios, a Expoinel Mineira trouxe novidades para esta edição, como o julgamento a campo, onde os animais são selecionados para características funcionais, voltadas principalmente para a produção em pasto.

Ao todo, 21 animais de quatro criatórios participam desta nova modalidade de julgamento, que conta apenas com a inscrição de bovinos entre sete a 24 meses de idade e que estão, no mínimo, entre os top 40% nas avaliações de qualquer programa de melhoramento da raça.

“Os jurados avaliam três aspectos: carcaça, conformação e funcionalidade. Dentro da funcionalidade, são avaliados aprumos, umbigo, sexualidade e raça. As notas vão para o nosso sistema, de onde sai o resultado dos melhores animais. A ideia é que isso ocorra em outras edições, tanto na mineira como na nacional e que isso se espalhe pelo país. Nós queremos algo parecido com o ranking da raça com várias etapas”, disse Marcos Pertergato, gerente-técnico  da Associação de Criadores de Nelore do Brasil.

A feira

A Expoinel mineira abre a temporada oficial de exposições de gado e é a feira que garante um dos maiores índices de pontuação no ranking da raça nelore. Nesta edição, participam dos julgamentos 780 animais entre oito e 33 meses de idade

Para esta exposição, foi definido um índice de 4,69, ou seja, o criador que faz mil pontos terá esse montante multiplicado por 4,69, chegando ao em 4.690 pontos. O índice é considerado por Loy Rocha como o maior do ano em comparação com outras exposições pelo Brasil.