Queda de fio elétrico mata rebanho leiteiro no RS

Animais estavam pastando quando o fio energizado caiu no solo, provocando a morte instantânea das vacas

Um rebanho leiteiro com 38 vacas foi morto ao ser atingido por um fio elétrico na manhã desta quarta-feira na cidade de Tapejara, no interior do Rio Grande do Sul. De acordo com o proprietário dos animais, José Zanatta, as vacas holandesas estavam pastando próximas a um poste de energia elétrica quando ocorreu o acidente.

De acordo com o proprietário, sobraram apenas 18 animais na propriedade. Por meio de comunicado, a Rio Grande Energia (RGE), responsável pela rede elétrica, lamentou o acidente. “Houve o rompimento de um  cabo de energia no local, em virtude do forte volume de chuvas e descargas atmosféricas que atingem o estado desde o último final de semana. A concessionária, após informada do rompimento da rede, isolou o risco e trabalha para a recomposição da energia”, informou.

Em entrevista ao Jornal da Pecuária, André Zanatta, filho de José, disse que a concessionária prometeu retornar o contato nos próximos dias para resolver a situação. A expectativa é de que a empresa pague pelo menos parte do prejuízo que, para ele, é incalculável. “São 30 anos em melhoramento genético e o que temos aqui de prejuízo é incalculável”, lamentou.