Aplicativo de celular ajuda a gerenciar a produção leiteira

O produtor consegue acessar relatórios sobre vacas inseminadas, em lactação, produtividade e qualidade do leite, fluxo de caixa, custo de produção e muito mais

Fonte: Marcos La Falce

A Embrapa Gado de Leite acaba de lançar o aplicativo Gestão Informatizada de Sistemas de Produção de Leite (Gisleite) para celulares. A ferramenta grátis é estruturada de acordo com as atividades do processo produtivo de cada produtor, como cadastro, manejo do rebanho, clientes e fornecedores e custos e receitas.

Segundo a entidade, é possível ainda gerenciar os aspectos econômicos e zootécnicos de uma propriedade leiteira, como reprodução dos animais, produção, ações relativas às benfeitorias, máquinas e equipamentos, mão de obra, aquisição e venda de animais, alimentação do rebanho, comercialização da produção etc.

“O app é um coletor de dados que pode ser operado até mesmo quando não há sinal de internet no smartphone, uma situação muito comum no meio rural. Quando o sinal da internet é restabelecido, o Gisleite Web recebe os dados coletados e os armazena no sistema”, esclarece o analista de tecnologia da informação da Embrapa, Victor Lim.

O produtor insere as informações por meio de celular ou tablet e esses dados são compartilhados com a plataforma disponível na internet. Isso significa que o usuário tem que estar cadastrado no sistema Gisleite Web para utilizar o aplicativo que opera no sistema operacional Android.

As informações são disponibilizadas pela plataforma por meio de quatro grupos dos seguintes documentos:

– Listas de intervenção: vacas que devem ser inseminadas, secadas, em lactação, para criar etc.

– Relatórios gerenciais: indicadores de produção, produtividade, qualidade do leite e de eficiência técnico-econômica dos rebanhos agregados por área, raça, etc.

– Relatórios econômicos: ativo imobilizado, fluxo de caixa, custos de produção etc.

– Relatórios de rastreabilidade: animais cadastrados, aquisições, transferências, descartes e aplicação de vacinas e medicamentos.