Áudio revela plano para derrubar secretário da Agricultura gaúcho

Gravações mostram Clóvis Marcelo Roesler, responsável pelo Laticínio Roesler Ltda., preso nesta terça, dia 5, articulando contra Ernani Polo, secretário estadual da Agricultura

Fonte: Reprodução/Site Ernani Polo

O Ministério Público do Rio Grande do Sul divulgou, na manhã desta quarta, dia 6, áudios de uma conversa entre Clóvis Marcelo Roesler, responsável pelo Laticínio Roesler Ltda. e secretário do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), preso nesta terça, dia 5, na 11ª fase da Operação Leite Compen$ado e na 4ª fase da Operação Queijo compen$ado, e uma outra pessoa ainda não identificada. As gravações indicam a intenção de afastar o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, da função, com o objetivo de interromper as investigações de fraudes na produção de leite gaúcha.

Nesta terça, seis pessoas envolvidas em crimes de adulteração de leite e queijos foram presas no estado. Dois laticínios foram interditados, durante as fases das operações. 

Acompanhe alguns trechos:

Clóvis Marcelo Roesler: … O Polo é um baita de um sem-vergonha, né. Ele está tentando nos manipular.
Não identificado: Ele falou que o Polo é um baita de um incompetente. Eu atesto e concordo em grau, gênero e número.
Clóvis Marcelo Roesler: Ele é incompetente e direcionado pelo interesse dos outros.
 
Clóvis Marcelo Roesler: O Polo ele é um cara, ele não é muito forte, ele é meio fraco em algumas coisas. Então, ele é direcionado pelos orientadores dele. Os orientadores dele são pessoal de campanha. Então, foca Farsul, o próprio pessoal das empresas que fornecem, que pagam, que dão dinheiro pra ele de campanha. 
Não identificado: … E a gente faz um documento depois. E faz na Comissão de Agricultura que os deputados se comprometem e vão pra cima do governo. Se a gente não conseguir direto com o Polo, vai vir da Casa civil pra, pra coisa… Seguinte Marcelo, mesmo assim se não conseguir, nós vamos ter que fazer um movimento e derrubar o Polo. E não adianta nada.
Clóvis Marcelo Roesler: Sim, sim, sim. Eu também acho.

 

O Canal Rural entrou em contato com a defesa de Clóvis Roesler e o advogado afirmou que está analisando os áudios e que ainda não vai se manifestar sobre o assunto. Nossa produção também procurou a assessoria de imprensa da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), que não se manifestou até o momento. Segundo a entidade, uma nota oficial deve ser divulgada nesta quinta, dia 7..