CNA critica medida do governo e acusa incentivo à importação de leite em pó

Confederação da Agricultuta e Pecuária do Brasil considera que o Ministério da Agricultura tenha atendido exclusivamente aos interesses da indústria de laticínios

Fonte: Divulgação/Governo SC

A Confederação da Agricultuta e Pecuária do Brasil (CNA) avalia que o governo federal está estimulando a saída dos produtores de leite da atividade, ao permitir que as indústrias de laticínios da região da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) reconstituam leite em pó para a produção de leite longa vida (UHT) e leite pasteurizado. 

A medida em questão foi autorizada por meio da Instrução Normativa (IN) nº 26, publicada na última quinta, dia 21, com validade de um ano.

Segundo nota divulgada pela CNA na última segunda, dia 25, a IN desagradou não só os produtores de leite da região da Sudene, mas de todo o Brasil. A CNA considera ainda que o Ministério da Agricultura tenha atendido exclusivamente aos interesses da indústria de laticínios, rejeitando as manifestações contrárias do segmento da produção primária. 

Para a CNA, o governo deveria garantir o abastecimento via produção local, não incentivando a importação de leite em pó, o que cria “um ambiente artificial de mercado, prejudicando fortemente o produtor rural”. Em nota, a CNA lembra ainda que os principais insumos da ração utilizada na alimentação animal aumentaram 50% no caso da soja e 140% no do milho.