Congresso Internacional do Leite começa no Rio Grande do Sul

Três cidades ganharão o troféu “Município Amigo do Leite”, por boas ações promovidas em benefício da cadeia

Fonte: Canal Rural

Três cidades do Rio Grande do Sul vão ser homenageadas nesta quarta, dia 28, por terem destaque na produção leiteira. A premiação faz parte do Congresso Internacional do Leite, que começa em Porto Alegre (RS). Dez ações promovidas pelos municípios inscritos foram apresentadas. Tecnologia, inovação e conteúdo são os itens analisados. Os três melhores receberão o troféu “Município Amigo do Leite”.

– É justamente pra prestigiar aqueles municípios que se preocupam com a cadeia do leite. Uma vez que 94% dos municípios no RS possuem leite como atividade econômica e 95% dos produtores, são produtores familiares – explica o diretor do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), Ernesto Ênio Budke Krug.

Há mais ou menos dois anos, a qualidade do leite tem ganhado destaque no estado. A operação Leite Compen$ado, deflagrada em 2013 pelo Ministério Público, revelou fraudes no produto, a maioria por parte das transportadoras. Os problemas apontados acabaram prejudicando a economia dos municípios que dependem da cadeia.

– Afetou a toda cadeia produtiva, começando lá no produtor, até o consumidor. Porque realmente desgastou a imagem, desgastou o conceito do melhor leite do país que é produzido no RS. É o leite mais fiscalizado e mais controlado desse país. É trabalhando, mostrando o lado bom, cada um fazendo a sua parte, que nós vamos chegar com o melhor produto, com a melhor condição na mesa do consumidor – reforça Krug.

Mas além do problema de adulteração do produto, outras questões diminuíram a comercialização do produto.

– Problemas de acesso às propriedades, problemas de infraestrutura no caso de resfriadores, em função da queda de energia, problemas de redes. Tudo isso prejudica a quem não tem nada a ver com o negócio, que é o produtor – pontua o diretor do IGL.