Custos de produção da pecuária leiteira sobem neste início de ano

Além do reajuste de 6,5% no salário mínimo, combustível, defensivos e fertilizantes ficaram mais caros

Fonte: Sistema Faeg/Divulgação

Os custos de produção da pecuária leiteira aumentaram em janeiro de 2017. Segundo o Índice Scot Consultoria, a alta foi de 0,6% em relação a dezembro do ano passado. Destaque para o custo com os colaboradores, em função do reajuste de 6,5% no salário mínimo, além disso, combustível (2,8%), defensivos (1,7%) e fertilizantes (0,3%) ficaram mais caros.

Por outro lado, houve queda nos preços dos alimentos concentrados, com destaque para o milho e farelos. Na comparação com janeiro do ano passado, os custos de produção da atividade acumulam valorização de 5,4%. 

A expectativa para 2017 é de uma maior disponibilidade de grãos (milho e soja) e, consequentemente, queda nos preços dos alimentos concentrados.No entanto, o dólar pode trazer surpresas, caso a conjuntura externa valorize a moeda norte-americana, deixando mais caro os produtos importados.

Cotações

O preço do leite spot, ou seja, o leite comercializado entre as indústrias, subiu na primeira quinzena de janeiro de 2017. Em São Paulo, o valor médio ficou em R$ 1,259 por litro, posto na plataforma, uma alta de 7,2% em relação a quinzena anterior. 

Em Minas Gerais os negócios ocorreram, em média, em R$1,269 por litro, um aumento de 5,3% na comparação quinzenal.

A queda na produção no Sul do país e importantes regiões produtoras no Sudeste deram sustentação aos preços do leite. Também houve maior movimentação no atacado, com o varejo reabastecendo os estoques. A expectativa é de mercado firme para o leite e derivados em curto prazo.