5º Fórum Itinerante do Leite debate caminhos para exportação

Encontro será realizado no dia 21 de novembro, em Frederico Westphalen (RS), com inscrições gratuitas e transmissão pelo Canal Rural. Saiba como participar

Fonte: Pixabay

Os caminhos para a exportação serão debatidos no 5º Fórum Itinerante do Leite, no dia 21 de novembro de 2017, em Frederico Westphalen (RS). A proposta é avaliar as possibilidades do Brasil no mercado mundial de lácteos. O encontro terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural das 9h às 12h, diretamente do Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Câmpus de Frederico Westphalen.

O fórum será dividido em dois painéis, com a participação de pesquisadores, empresários, autoridades e líderes do setor. A primeira parte enfocará o mercado externo de lácteos e as políticas públicas. A visão governamental será apresentada pelos secretários da Agricultura da região Sul.

Na segunda parte, dirigentes de entidades representativas do setor avaliarão os desafios dessa cadeia para que os produtos lácteos do Brasil tenham maior competitividade no mercado mundial.

A programação prossegue à tarde com oficinas técnicas, reunindo produtores rurais, empresários, especialistas, professores e estudantes. Ao se inscrever, cada  participante deverá optar por uma das três oficinas, com enfoques em gestão e sucessão na produção de leite, nutrição animal e caminhos para a exportação.

As inscrições para o evento poderão ser feitas a partir desta segunda-feira, dia 13. Serão gratuitas, antecipadas e limitadas, com acesso nos sites do Canal Rural (www.canalrural.com.br), do Sindilat-RS (www.sindilat.com.br) e da URI- Frederico Westphalen (www.fw.uri.br). Os painelistas responderão perguntas do público presente no Salão de Atos e dos que assistirem pelo Canal Rural (TV e internet) ) e pelo YouTube (www.youtube.com/canalruralbr).

A iniciativa é do Canal Rural, do  Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Estado do Rio Grande do Sul  (Fundesa), do Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat-RS), da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Frederico Westphalen.

O evento tem apoio da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil), da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred), da Cooperativa de Energia e Desenvolvimento do Médio Uruguai (Creluz),  da Empresa Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), da Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs), da Prefeitura de Frederico Westphalen, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no RS (Senai-RS) e do Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo).

O fórum faz parte de uma série de eventos, iniciada em 2016, para debater os desafios da cadeia do leite por entidades do setor, em parceria com universidades e entidades regionais. Neste último trimestre, a comunidade de Frederico Westphalen e entidades da cadeia gaúcha do leite elegeram o mercado externo como tema para encerrar os debates itinerantes em um ano pontuado por grandes polêmicas sobre os impactos das importações de lácteos.

Serviço:

Evento: 5º Fórum Itinerante do Leite – Os caminhos para a exportação

Dia: 21 de novembro de 2017

Horário: das 8h às 16h30

Local: Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Câmpus de Frederico Westphalen (RS) (avenida Assis Brasil, 709, bairro Itapagé)

Inscrições: antecipadas, gratuitas e limitadas nos sites do Canal Rural, do Sindilat-RS e da URI- Frederico Westphalen

Transmissão ao vivo:  das 9h às 12h pelo Canal Rural (TV e site) e na nossa página no YouTube

 

Programação*

8h – Credenciamento e welcome milk

8h30min – Boas-vindas

9h – Painel: Mercado externo de lácteos e políticas públicas (ao vivo)

João Cesar de Resende, pesquisador da Embrapa Gado de Leite

Guilherme  Portella, diretor da Lactalis

Ernani Polo, secretário da Agricultura – RS

Moacir Sopelsa, secretário da Agricultura – SC

Norberto Ortigara, secretário da Agricultura – PR

Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS

Debate  e perguntas

10h30min – Painel: Desafios para indústrias e produtores (ao vivo)

Jaime Ries, assistente técnico da Emater-RS

Caio Vianna, presidente da CCGL

Rogério Kerber, presidente do Fundesa

Jorge Rodrigues, coordenador da Comissão de Leite da Farsul

Wlademir Dall’Bosco, presidente da Apil

Alexandre Guerra, presidente do Sindilat-RS

11h20min – Debate e perguntas

12h – Encerramento da transmissão ao vivo

12h15min – Almoço

12h35min – M&Cia

14h – Oficinas técnicas

1  – Gestão e sucessão na produção de leite

Local: Salão de Atos da URI – 700 vagas

Coordenação da oficina: Valdir Sangaletti, engenheiro agrônomo, assistente técnico regional de Sistema de Produção animal – Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, RS.

14h – Abertura

14h05min – 1º painel: Planejamento forrageiro – Fábio Eduardo Schlick, zootecnista, mestre e doutor em Zootecnia – ATR de Sistemas de Produção Animal, Escritório Regional da Emater de Bagé. (Exemplo prático de planejamento – projeto SisLeite da Emater).

14h35min – 2º painel: Manejo de plantas forrageiras –  Leandro Bittencourt de Oliveira, professor doutor – URI de Frederico Westphalen, RS (Exemplo prático de manejo – aluno do curso de Tecnólogo em Agropecuária da URI)

15h05min – Programa de gestão sustentável da agricultura familiar – Valdir Sangaletti, engenheiro agrônomo – ATR de SPA e Gestão Rural do Escritório Regional da Emater de Frederico Westphalen, RS.

15h20min – Case de sucesso no PGS – O trabalho da família Castelli de Iraí,RS – Equipe da Emater de Iraí e família Castelli.

15h45min – Case de sucesso na gestão da atividade leiteira – O trabalho da família Cansian – Taquaruçu do Sul – Família Cansian e  URI.

16h05min – Debate – perguntas aos painelistas, por escrito.

2 – Nutrição da vaca leiteira: Saúde do Animal e qualidade do leite

Local: Auditório da URI – 125 vagas

Coordenação da oficina: Sandro Paixão, Zootecnista Sandro José Paixão – Dr. em Produção e nutrição animal e professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus de Frederico Westphalen – RS.

14h05min – 1° painel: Alimentação no pré parto: reflexo na produção, sanidade e na qualidade do leite – Abílio Galvão Trindade Ferreira, médico veterinário, mestre em Produção Animal, consultor na área de nutrição e reprodução animal pela empresa NUTRE Saúde e Produção Animal, instrutor do Senar-PR.

14h55min – 2º painel: Técnicas de controle e medidas preventivas da mastite bovina –  Thiago Caetano Schmidt Cantarelli – Médico veterinário, pós-graduação em Clínica e Técnica Cirúrgica Veterinária, Médico Veterinário da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen e professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Câmpus de Frederico Westphalen)

15h05min – 3° painel: Importância do controle de qualidade do leite na produção de derivados – Rosselei Caiél da Silva, professora doutora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Campus de Frederico Westphalen)

16h05min – Debate – perguntas aos painelistas, por escrito.

3  – Caminhos para a exportação

Local: Sala de aula da URI – 50 vagas

Coordenação da oficina: Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat-RS

14h – Abertura

14h15min – João Cesar de Resende, Embrapa Gado de Leite

14h45min – Caio Vianna, presidente da CCGL – Exportação

15h05min – Case Lactalis

16h05min – Debate – perguntas aos painelistas, por escrito.

16h30min – Encerramento da programação

* Agenda sujeita a confirmação de nomes