Leite: 4 cursos para produzir e ganhar mais

Senar oferece capacitações tecnológicas online e gratuitas em diversas áreas

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

Para o produtor que quer aprender e se atualizar sobre as melhores tecnologias de produção, com redução de perdas e aumento de rentabilidade, os cursos online oferecidos pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) são uma dica muito boa.

Para participar dos programas é preciso ter experiência e formação técnica ou superior em áreas relacionadas com o setor rural ou nas áreas das Ciências Agrárias (Agronomia, Agropecuária, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Pesca, Aquicultura, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Ciências Rurais ou áreas afins). Os programas foram desenvolvidos para tornar o trabalho mais produtivo, transformando a realidade da produção.
 
Os cursos tem uma carga horária de 30 horas. E, de acordo com o plano de estudos de cada um, o prazo para conclusão é de 45 dias. Os conteúdos são transmitidos através de videoaulas apresentadas por especialistas; atividades facultativas de grupo, por meio de fóruns e chats; e atividades individuais.

Canal Rural selecionou quatro opções pra quem produz leite:

Reprodução e Genética em Bovinocultura de Leite

O curso quer oferecer noções amplas sobre controle reprodutivo de gado de leite, apresentando as temáticas de manejo reprodutivo, doenças e problemas de reprodução, cruzamentos, melhoramentos genético e avaliação genética.

Sistemas de Produção e Pastagem para Bovinocultura de Leite

Noções amplas sobre manejo de pastagem, pastejo rotacionado, sistemas silvipastoris, sistemas de integração, controle de pragas, entre outras informações relacionadas ao sistema intensivo de produção de leite.

Nutrição e Manejo Alimentar em Bovinocultura de Leite

Ensina a sustentabilidade da atividade leiteira perpassando as temáticas da nutrição de gados de leite, criação e recria, e manejo alimentar.

Manejo Sanitário e Qualidade do Leite

Noções amplas sobre manejo sanitário, manejo de plantas daninhas e forragens, controle de doenças e parasitas, procedimento de ordenha mecânico e manual, alimentação de novilhas.