Leite: preço ao produtor reage, com alta de 5% em março e de quase 7% no ano

Com menor oferta, valor no último mês chegou a R$ 1,0745 o litro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada

Fonte: Alcides Okubo Filho/Embrapa

O preço do leite ao produtor aumentou 5,3% em março, ante fevereiro, para R$ 1,0745 o litro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Conforme pesquisadores da entidade, a alta se deve à menor oferta. Desde janeiro, os preços pagos aos produtores subiram 6,7%. Mas o valor médio de março está ainda 10,6% abaixo do verificado no mesmo período de 2017. A “média Brasil” considera os valores pagos (sem frete e sem impostos) nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
Os pesquisadores do Cepea dizem em relatório que a produção de leite costuma crescer entre outubro e março, mas, devido aos baixos preços no fim do ano passado, os produtores “investiram menos ou saíram da atividade”. Em fevereiro, o Índice de Captação de Leite (ICAP-L) recuou 1,22% na “média Brasil”. Desde dezembro, a queda acumulada é de 3,14%. “É importante ressaltar que muitos agentes já consideram um adiantamento da entressafra deste ano e, com isso, esperam que a oferta diminua ainda mais nos próximos meses”, diz o centro de estudos.
 
A reação no preço reflete o consumo, que dá sinais de recuperação, e também a alta dos preços dos derivados. “O acompanhamento diário das cotações do leite UHT negociado entre indústrias e atacado no estado de São Paulo apontou que, em março, o derivado se valorizou 10,7%.”