Livro decifra e ensina os sistemas de ordenha

Didática, a obra aborda desde o balde no pé até modelos canalizados e robotizados

Fonte: Alcides Okubo Filho/Embrapa

Está chegando ao mercado o livro “Sistemas de Ordenha”. A obra conta a história das diversas formas de extrair leite. Além disso, explica e ensina procedimentos desde os mais simples até os mais complexos e sofisticados. Pelo lado mais artesanal, o leitor aprende os sistemas de balde ao pé, unidades móveis e transferidores. Na parte mais industrial, são descritos modelos canalizados e robotizados.

Os autores Osmar Redin e Carlos Alberto Machado têm uma longa lista de serviços prestados à cadeia produtiva do leite. Bacharel em direito, Redin é especialista em cooperativismo e administração rural e é coordenador da divisão de planejamento e política da Elegê. Machado é consultor para empresas de equipamentos para produção de leite, coordenador da Comissão das Indústrias de Equipamentos para a Pecuária de Leite, membro da Associação Gaúcha de Laticínios e integrante da Câmara Setorial do Leite (RS).

Em suas 337 páginas, o livro conta um pouco da história da evolução das ordenhadeiras e aborda normas, manutenção, partes e peças, limpeza e higienização, equipamentos de aferição, salas de ordenha, rotinas de ordenha, além de comentários. Tudo é fruto da longa experiência de quem viveu e vive intensamente a realidade desta cadeia produtiva.

Em linguagem objetiva, simples e didática, a obra destina-se a produtores, ordenhadores, estudantes de nível médio e superior, bem como àquelas pessoas que, não tendo ligação direta com essa cadeia produtiva, desejam conhecer um pouco mais de perto esse mundo.

O livro custa R$ 85 (mais despesas de correio) e é comercializado pela COOPLIB (Cooperativa dos Profissionais Liberais do Brasil Ltda). Contatos podem ser feitos diretamente na Praça Osvaldo Cruz, 15 – Sala 2.312 – CEP: 90.030-160 – Porto Alegre (RS). Ou pelo telefone: (51) 3227-8645, procurar por Rosangela.