Mapa e Embrapa lançam sistema de Monitoramento da Qualidade do Leite

Software permite gerenciar dados de laboratórios e monitorar de forma ágil e transparente a qualidade do produto entregue pelos laticínios

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, lançaram nesta terça, dia 3, o Sistema de Monitoramento da Qualidade do Leite (SIMQL). O software permite gerenciar dados da rede brasileira de laboratórios e monitorar de forma ágil e transparente a qualidade do produto entregue pelos laticínios.

O SIMQL analisará os dados sobre a qualidade das amostras do leite que o produtor envia aos laboratórios da rede que compõem o Plano Nacional da Qualidade do Leite. A ferramenta desenvolvida pela Embrapa gerenciará um banco de dados que poderá ser acessado até de um celular, e obter informações sobre a qualidade do leite por macro, ou microrregião, por cidade, por SIF, ou por produtor. Os dados estarão disponíveis para o governo, empresas, universidades, e centros de pesquisa, com os quais o setor leiteiro poderá elaborar políticas públicas e interagir com outros dados da produção de leite.

Segundo o Mapa, O SIMQL possibilitará avaliar a evolução desse enorme esforço do setor privado. As entidades presentes à reunião técnica, dentre elas o G100, pedem que se fortaleça o projeto, estabelecendo a coordenação através de uma Parceria Público-Privada. Inicialmente serão dez laboratórios, no país inteiro, que farão análise das amostras. 

Critérios

Durante lançamento do sistema, a ministra Kátia Abreu assinou a prorrogação por dois anos da consulta pública para alterações na Instrução Normativa (IN) 62, que apresenta os critérios de qualidade do leite. Os novos padrões, que entrariam em vigor a partir de julho para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, serão adotados somente a partir de 1º de julho de 2018. Para as regiões Norte e Nordeste, eles passarão a valer a partir de 1º de julho de 2019.

A prorrogação, segundo o ministério, permitirá que sejam estabelecidas regras mais adequadas para a produção de leite e estratégias mais eficientes para a melhoria da sua qualidade, sem causar prejuízos a produtores, indústrias e consumidores.

Kátia Abreu ainda formalizou a criação da Comissão Técnica Consultiva da Qualidade do Leite, formada por representantes do Mapa e das entidades envolvidas na cadeia produtiva do leite, além de instituições de ensino e pesquisa. O grupo vai avaliar a situação atual da qualidade do leite no país e a construção de uma proposta para a criação do Plano Nacional para Melhoria da Qualidade e Competitividade do Leite.