Mercado prevê alta no preço do leite a partir de fevereiro

De acordo com a Scot Consultoria, os analistas já projetam ligeira retomada da cotação, principalmente nos estados do Sul e Sudeste

Fonte: Cristiane Viegas/ Canal Rural

O preço médio do leite caiu 0,3% em dezembro, referente à produção de novembro. Segundo a Scot Consultoria, o produtor recebeu, na média nacional, R$ 1,038 por litro sem o frete. O valor é 5,9% mais baixo quando comparado com o mesmo período do ano passado, em valores nominais.

A consultoria destaca, no entanto, que o mercado teve comportamento distinto no Brasil Central e região Sudeste, em relação ao Sul do país.

Em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, por exemplo, a produção atingiu o pico em dezembro, pressionando para baixo as cotações por mais um mês. Já no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a produção de leite diminuiu neste período e o preço pago ao produtor teve alta.

Para dezembro, os dados parciais apontam um aumento de 1,3% na captação de leite no país, na comparação mensal, com peso da produção maior no Sudeste e Nordeste.

Do lado da demanda, o cenário continua o mesmo em todo país. É esperado uma retomada da recomposição dos estoques do varejo a partir de meados de janeiro, o que deverá ajudar na sustentação dos preços aos produtores em toda a cadeia, levando em conta também a produção caindo em boa parte do país.

Para o pagamento a ser realizado em janeiro de 2018, referente à produção de dezembro de 2017, 51% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria acreditam em manutenção dos preços do leite ao produtor, 47% falam em queda e os 2% restantes acreditam em alta nos preços do leite.

Para fevereiro, o tom do mercado já é de ligeiras altas para o produtor, especialmente nos estados do Sul do país e região Sudeste.