Ministério Público denuncia 16 por adulteração de leite no Rio Grande do Sul

Os acusados adulteraram o leite para vender o produto destinado ao consumo humanoO Ministério Público do Rio Grande do Sul apresentou denúncia nessa sexta, dia 22, contra 16 pessoas acusadas de adulterar leite na região norte do estado. As investigações fazem parte da oitava fase da Operação Leite Compen$ado, deflagrada no último dia 13, que apura fraudes na cadeia leiteira gaúcha. 

Fonte: Reprodução/Canal Rurral

Segundo o MP, os denunciados corromperam, adulteraram, receberam e mantiveram em depósito para vender leite destinado ao consumo humano mediante a adição de água com produtos químicos para mascarar análises. A ação fraudulenta descoberta por esta etapa da Operação Leite Compen$ado envolvia a Cooperativa de Pequenos Agricultores de Campinas do Sul (Coopasul) e a Cooperativa Tritícola de Erechim (Cotrel).

Na lista de 16 pessoas denunciadas estão Odair Melati e Delair Salete Bolis Melati (sócios de empresas de transportes); Franciel José Lazari, Ezequiel Ivan Sakrczewski, Vilmar Bonfante e Tarciano Hardt (motoristas de caminhões); Ariel Paulo Narzetti (presidente da Coopasul); Douglas Bonfante e Marcos José Baldiga (laboratoristas da Coopasul); Ediovani Gleison Demarco (responsável pela coleta de amostras na Coopasul); Arino Adalberto Adami e Angelo Antonio Paraboni Filho (responsáveis pelo recebimento das cargas na Cotrel); e Valdir Poganski, Lidia Bucior Poganski, Vilson Risson e Marizani Michelin Risson (produtores de leite). Odair Melati, Franciel José Lazari, Ezequiel Ivan Sakrczewski, Ariel Paulo Narzetti, Vilmar Bonfante e Douglas Bonfante estão presos preventivamente desde a semana passada.

A Operação Leite Compen$ado teve sua primeira fase deflagrada pela Polícia Federal e o Ministério Público em maio de 2013, e até agora resultou na denúncia de 81 pessoas e na prisão de 46, por envolvimento em esquemas de fraude na cadeia produtiva do leite.