Mococa: produtores de leite tentam driblar impactos do fechamento de unidade

No início o mês, a produtora de laticínios encerrou a operação da fábrica de leite UHT e interrompeu a produção de cerca de 500 mil litros por dia; pelo menos 157 trabalhadores foram demitidos

Fonte: Bruna Essig/Canal Rural

Os produtores de leite do município de Cerqueira César, no interior de São Paulo, estão fazendo o que podem para contornar os problemas gerados pelo fechamento de uma unidade da empresa Mococa na cidade. No início o mês, a produtora de laticínios encerrou a operação da fábrica de leite UHT e interrompeu a produção de cerca de 500 mil litros por dia do produto. Pelo menos 157 trabalhadores foram demitidos.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cerqueira César, Jenir Reis Matos, a notícia do encerramento das atividades pegou os agricultores de surpresa e muitos tiveram que procurar soluções rápidas. “Esse primeiro dia foi o mais difícil porque muitos não sabiam o que fazer. Alguns conseguiram enviar o produto para outros laticínios próximos e alguns tiveram que doar o produto”, explicou.

Já o produtor rural Tadeu Vilalta enfatiza que algumas pessoas tiveram que jogar o leite fora porque a empresa deixou de fazer a coleta de um dia para o outro e não avisou. Ele postou um protesto em uma rede social criticando a interrupção da coleta.

Para ele, a empresa deveria ter informado os fornecedores com pelo menos 30 dias de antecedência. “Não se discute a decisão da empresa de fechar. Isso é uma decisão comercial deles. Mas o produtor também não pode ser surpreendido sem aviso da decisão”, argumentou.

Outro problema relatado pelos produtores da região foi a falta de pagamento por parte da empresa. Através do whatsapp, alguns telespectadores enviaram mensagens ao Canal Rural contando o caso.

A Mococa afirmou que decidiu realizar uma movimentação estratégica em seu mix de produto, migrando para mercados de derivados de lácteos. “Essa decisão consiste na venda da unidade fabril de Cerqueira César e a saída do segmento de leite UHT, e em consequência encerramento das atividades nesta cidade. A empresa está negociando a finalização da prestação de serviços e produtos com os fornecedores da unidade, garantindo que todos os contratos serão honrados”, disse em nota.