Movimento quer regras para preservar queijo artesanal

Produtores se mobilizam na internet por criação de leis específicas ao setorUm movimento na internet de produtores de queijo artesanal de leite cru está tentando convencer as mais diversas esferas governamentais a aprovarem leis e regulações para conservar esse método de produção. 

Fonte: Divulgação

Sob a hashtag (símbolo utilizado na internet para indexar conteúdos nas redes sociais) #salveoqueijoartesanal, o movimento quer que as autoridades criem leis específicas para reger o setor.

Entre os entraves apontados pelos produtores está a ausência de universalização da habilitação sanitária e a complexidade na regularização tributária das chamadas agroindústrias familiares dos queijos artesanais.

• Veja também: Conheça o vendedor virtual de queijos artesanais

Os produtores mineiros estiveram na terça, dia 2, Assembleia Legislativa do estado (ALMG) para questionar a legislação federal, que dificulta a comercialização para outros estados. Eles também foram à ALMG no final do mês passado, participando de audiência pública da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial.

– É uma grande indústria que clama por um marco regulatório definitivo – disse, na ocasião, o presidente da Associação dos Produtores de Queijo da Serra da Canastra (Aprocan), sediada em São Roque de Minas (Centro-Oeste de Minas), João Carlos Leite.

Os produtores pretendem enviar uma carta com uma série de exigências para a ministra da Agricultura, Kátia Abreu.