Produtores de leite de Goiás desaprovam reconstituição do produto

Laticínios vão pedir revogação de medida que autoriza produzir longa vida a partir do produto em pó

Fonte: Divulgação/Pixabay

Produtores de leite de Goiás vão pedir a revogação da medida que autorizou, até julho de 2017, as indústrias de laticínios a reconstituir leite em pó para a produção de leite longa vida (UHT) e leite pasteurizado. “Se for preciso, vamos mobilizar todos os produtores para irem até o Ministério da Agricultura, em Brasília”, disse em nota o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner.

Durante o 1º Encontro Estadual de Empreendedores de Leite, realizado nesta quinta-feira, dia 20, em Goiânia, também foi decidida a criação, em até 60 dias, do Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias do Leite (Conseleite). Segundo Schreiner, a ideia é que o setor terá informações sobre o custo de produção na atividade leiteira, tanto de produtores quanto de indústrias, além de parâmetros considerados pelo mercado para estabelecer o valor final do leite a ser pago ao produtor. Conforme a Faeg, no encontro estavam presentes 1,2 mil produtores de várias regiões do estado.

O presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Mossâmedes (Copram), Natalício Santome, disse no mesmo comunicado que as medidas serão positivas para o setor. “Antes estava sofrendo pressão com a economia por causa do preço do leite, mas não é só o preço que prejudica. Tem também a questão do clima”, disse.