Projeto promete acelerar a evolução genética do rebanho leiteiro tropical

A proposta de empresa é auxiliar na exclusividade dos touros que serão comercializados no mercado

Fonte: Alcides Okubo Filho/Embrapa

Um programa melhoramento genético direcionado para fêmeas Gir Leiteiro do Brasil desenvolvido na Fazenda Cachoeira, em Ferros (MG), genética foi apresentada pela Seleção 2B durante a 13ª edição da Megaleite, que terminou no último dia 25 de junho, em Belo Horizonte (MG).
O projeto tem como prioridade a avaliação genética de vacas e touros para uma maior capacidade de produção de leite garantindo a geração de lucros. Os primeiros resultados apresentados chamaram a atenção de produtores e especialistas pela alta produtividade dos animais assistidos pelo programa.

“Já são mais de 300 lactações controladas e já ultrapassamos os 2.500 controles leiteiros individuais. Além disso, utilizamos mais de 1.600 animais na matriz de parentesco para avaliação genética”, explica o coordenador do programa, o veterinário Adriano Bicalho.

Esses números despertaram o interesse da CRI Genética que fechou uma parceria com o programa da Seleção 2B, pelos próximos três anos, e terá exclusividade na produção de tourinhos que passarão pelos testes de Progênie.

“O PMG2B é inédito, buscando excelência em produção, saúde, fertilidade e rentabilidade dos animais assistidos. Isso proporcionará um rápido conhecimento das fêmeas avaliadas quanto aos seus pontos produtivos. Conheceremos grandes linhagens dentro da raça e, saberemos sobre os touros, ainda em teste, como eles se comportarão”, mostra o gerente de Produto Leite da CRI Brasil, Bruno Scarpa Nilo.

Resultado comprovado 
Essa não é a primeira parceria firmada entre a CRI e a Seleção 2B. Em 2015, Quelinha Everett FIV 2B, fêmea Girolando œ sangue, pertencente aos criadores José Afonso Bicalho, da Fazenda Cachoeira e Alexandre Lopes Lacerda, da Fazenda Miraí, bateu o surpreendente recorde de produção mundial durante a Superleite, em Pompéu/MG. 

Ela atingiu uma produção média de 95,27 kg/leite do total de 285,83 kg/leite. Sendo consagrada ainda a Grande Campeã e Melhor Úbere Adulto. Em 2016, a matriz superou a produção de 21 toneladas de leite em 358 dias de lactação, com uma média diária de 58,764 kg registrados no controle leiteiro oficial da raça, em abril deste ano. Quelinha é filha do touro Everett que compôs a Bateria de leite da CRI Genética.