Projeto quer aumentar compra de leite de agricultor familiar

Se a mudança for aprovada cada produtor poderá vender pelo menos 150 litros de leite por dia para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Fonte: Reprodução/Canal Rurral

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6901/17, que aumenta o limite de leite vendido pelo agricultor familiar ao governo via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ideia é estimular o aumento da produção e consequentemente a renda destas famílias.

Pela proposta, o novo limite deverá garantir a compra de, no mínimo, 150 litros de leite por dia de cada agricultor familiar. O limite estabelecido hoje na Lei 12.512/11 é de R$ 4 mil semestrais para cada produtor de leite. A lei estabeleceu regras do PAA, usado para comprar produtos da agricultura familiar e distribuí-los por meio das ações governamentais de combate à fome.

Segundo o senador Cássio Cunha Lima, dono do projeto de lei, o limite atual desestimula o produtor e não viabiliza a ampliação da capacidade produtiva. “Essa limitação desestimula a produtividade rural, penalizando aqueles que, acreditando na estabilidade das regras do programa, investiram na produção, adquirindo animais”, disse. O senador afirmou que uma única vaca leiteira pode produzir o suficiente para atingir o teto estabelecido na lei.

O limite atual, segundo Lima, diminuiu em quase 80% o número de fornecedores de leite para o PAA na Paraíba. “A redução da capacidade instalada de produção de leite irá resultar em desemprego no campo e redução da qualidade de vida das populações urbana e rural”, afirmou Lima.