Quinto Fórum Itinerante do Leite debate caminhos para exportação

Encontro será realizado nesta terça, dia 21, no município gaúcho de Frederico Westphalen, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural

Fonte: Pixabay

Os caminhos para a exportação serão debatidos no 5º Fórum Itinerante do Leite, no dia 21 de novembro de 2017, em Frederico Westphalen, na região noroeste do Rio Grande do Sul. A proposta é avaliar as barreiras que precisam ser vencidas para uma efetiva inserção do Brasil no mercado mundial de lácteos. O encontro terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural das 9h às 12h, diretamente do Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen.

O fórum ao vivo será apresentado pelo jornalista Márcio Fernandes e dividido em dois painéis, com a participação de especialistas, empresários, autoridades e líderes do setor. A primeira parte enfocará o mercado externo de lácteos e as políticas públicas. O pesquisador João Cesar de Resende, da Embrapa Gado de Leite, apresentará dados de produtividade e de custos comparativos dessa atividade no Brasil e nos principais países produtores e exportadores.

A visão governamental ficará a cargo dos secretários adjuntos da Agricultura de dois Estados: André Petry, do Rio Grande do Sul, e Airton Spies, de Santa Catarina. Depois, dirigentes de entidades representativas do setor avaliarão os desafios dessa cadeia para que os produtos lácteos do Brasil tenham maior competitividade no mercado mundial.

A programação prossegue à tarde com oficinas técnicas, reunindo produtores rurais, empresários, especialistas, professores e estudantes. Ao se inscrever, cada  participante deve optar por uma das três oficinas, com enfoques em gestão e sucessão na produção de leite, nutrição animal e caminhos para a exportação.

As inscrições para o evento são gratuitas e limitadas, com acesso nos sites do Canal Rural, do Sindilat-RS  e da URI- Frederico Westphalen .

Os painelistas responderão perguntas do público presente no Salão de Atos e dos que assistirem pelo Canal Rural (TV e internet)  e pelo YouTube.

A iniciativa é do Canal Rural, do  Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Estado do Rio Grande do Sul  (Fundesa), do Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat-RS), do Sistema Farsul – Federação da Agricultura do Estado (Farsul), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – governo federal e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS) – governo do Rio Grande do Sul.

O fórum tem apoio técnico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Frederico Westphalen e da Empresa Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS). O apoio institucional é da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil), da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred), da Cooperativa de Energia e Desenvolvimento do Médio Uruguai (Creluz),  da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), da Organização das Cooperativas do Estado do RS (Sistema Ocergs-Sescoop), da Prefeitura de Frederico Westphalen, do Instituto de Tecnologia Senai e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).

A programação faz parte de uma série de eventos, iniciada em 2016, para debater os desafios da cadeia do leite por entidades do setor, em parceria com universidades e entidades regionais. Neste último trimestre, a comunidade de Frederico Westphalen e entidades da cadeia gaúcha do leite elegeram o mercado externo como tema para encerrar os debates itinerantes em um ano pontuado por grandes polêmicas sobre os impactos das importações de lácteos.

Agenda

8h – Credenciamento e welcome milk

8h30 – Boas-vindas

  • Ao vivo:

9h – Painel: Mercado externo de lácteos e políticas públicas (ao vivo)

João Cesar de Resende, pesquisador da Embrapa Gado de Leite

André Petry, secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul

Airton Spies, secretário adjunto da Agricultura e Pesca de Santa Catarina

Márcio Langer, assessor de Política Agrícola da Fetag-RS

Alexandre Guerra, presidente do Sindilat-RS

10h45 – Painel: Desafios para indústrias e produtores

Jaime Eduardo Ries, assistente técnico da Emater-RS

Herton Lima, supervisor do Senar-RS

Elio Pacheco, presidente da Cotrifred

Wlademir Dall’Bosco, presidente da Apil

Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat-RS

12h – Encerramento da transmissão ao vivo

12h15min – Almoço

12h35min – Programa Mercado&Cia (ao vivo)

14h – Oficinas técnicas *

16h30min – Encerramento da programação

*Programação completa e  inscrições, clique aqui.

Serviço:

Evento: 5º Fórum Itinerante do Leite – Os caminhos para a exportação

Dia: 21 de novembro de 2017
Horário: das 8h às 16h30min
Local: Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen, RS (Avenida Assis Brasil, 709, Bairro Itapagé)

Inscrições: antecipadas, gratuitas e limitadas nos sites do Canal Rural, do Sindilat-RS e da URI- Frederico Westphalen.

Transmissão ao vivo:  das 9h às 12h pelo Canal Rural (TV e site) e pelo YouTube.