Scot: cenário de alta no preço dos produtos lácteos

O preço do leite longa vida teve alta de 0,3% em relação a primeira quinzena de dezembro, cotado, em média, a R$ 2,38 o litro

Fonte: divulgação

No mercado atacadista, considerando a média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, os preços dos lácteos firmaram na segunda quinzena de dezembro, em relação à primeira metade do mês. Foi a quarta quinzena seguida em que o creme de leite ficou entre os produtos com destaque nas valorizações.

O preço do leite longa vida acompanhou a evolução e fechou com alta de 0,3% em relação a primeira quinzena de dezembro e ficou cotado, em média, a R$ 2,38 o litro.

De maneira geral, a maior movimentação por parte do varejo, devido aos estoques baixos, colabora para este cenário de preços firmes principalmente para o leite longa vida. Na realidade, não houve melhora do consumo interno, mas sim uma redução dos estoques varejistas que vinham comprando menos e trabalhando com volumes mais ajustados. Além disso, a queda na produção de leite na região Sul colabora para um cenário de preços mais firmes no mercado de leite.

No varejo, em São Paulo, os lácteos apresentaram alta de 0,3% na segunda quinzena de dezembro, em relação à primeira metade do mês. As maiores altas foram para os queijos minas padrão e minas frescal, de 0,8% e 06%, respectivamente, no período.

O leite longa vida ficou cotado a R$ 3,15 o litro nos supermercados em São Paulo na segunda quinzena de dezembro, uma queda de 1,1%, frente à primeira quinzena do mês, quando custava, em média, R$ 3,18.

Assim, com a queda do leite longa vida no varejo e alta no atacado, a margem de comercialização do produto diminuiu mais um mês para os supermercados. Atualmente, a margem está em 30,2%, uma queda de 4,8 pontos percentual em relação ao mesmo período do ano passado.