Temer envia comitiva ao Uruguai para tratar da suspensão da importação de leite

Visita foi acertada por telefone entre os presidentes dos dois países e deve acontecer na próxima segunda-feira, dia 16

Fonte: Pixabay/divulgação

O presidente Michel Temer decidiu enviar a Montevidéu, Uruguai, uma comitiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para tratar da decisão de suspender as licenças de importação de leite em pó daquele país para o Brasil. 
 
De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, Temer conversou por telefone com o presidente Tabaré Vasquez sobre o assunto na tarde desta sexta-feira, dia 13, um dia após o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, negar que o país importe leite para, em seguida, revender ao Brasil. 
 
A falha na rastreabilidade do produto uruguaio foi o motivo que levou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a anunciar a suspensão na última terça-feira, dia 10, em reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). “Há uma grande suspeita, que nós já tentamos descobrir e não conseguimos, de que o leite oriundo do Uruguai não seja ele todo uruguaio”, afirmou ele na ocasião. 
 
Embora o ministro de Relações Exteriores brasileiro, Aloysio Nunes, tenha dito a Novoa que não estava sabendo da decisão de Maggi, a assessoria do Mapa confirmou que, desde terça-feira, a equipe técnica da Secretaria de Defesa Agropecuária prepara a argumentação para que o documento seja enviado oficialmente ao Uruguai, por meio da Secretaria de Relações Internacionais do Mapa ainda nesta sexta-feira. 
 
A decisão de Maggi é por tempo indeterminado, até que o Uruguai consiga comprovar de onde vem o produto que chega ao Brasil. Esse é um pedido do setor leiteiro brasileiro, que tem passado por uma crise com baixos preços, e enfrentaria concorrência desleal com o produto de fora. 
 
De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no ano passado, 86% do leite em pó desnatado e 72% do leite em pó integral exportado pelo Uruguai tiveram o Brasil como destino.
 
“Eu disse há poucos dias que os preços no Brasil são um pouco mais elevados do que temos fora, porém os custos dos agricultores, dos pecuaristas, dos tiradores de leite do Brasil são muito mais elevados do que o dos demais. Isso traz uma situação de não competitividade com esse leite importado, por isso precisamos tomar essa decisão e outras que virão pela frente”, disse Maggi.
 
Uma agenda extraoficial do presidente, divulgada no fim da tarde desta sexta, confirmou que representantes do Mapa estiveram no Palácio do Planalto. Ainda na terça-feira, Maggi reiterou que, se fosse preciso, mandaria uma missão ao Uruguai para investigar todo o processo de produção do leite. A determinação do presidente pode ter adiantado a visita.