190 sacas: não há praga que pare esse produtor

Conheça a história do agricultor que após investimento na lavoura tem conseguido superar os inimigos naturais do milho e alcançar altos índices de produtividade

O episódio do Programa Mais Milho deste sábado chegou à região Centro-Oeste, a que mais produz grãos no Brasil. No município de Campo Alegre de Goiás, a equipe visitou o produtor rural Marino Piassa. Há 8 anos ele investe na agricultura de precisão com foco em adubação. Os resultados não demoraram a aparecer. Em pouco tempo o agricultor ultrapassou as 200 sacas por hectare, no milho sequeiro.

O investimento ao longo dos anos está ajudando o produtor a enfrentar o pior inimigo desta safra, a cigarrinha do milho. A praga deve destruir 10% da lavoura e causar um prejuízo superior a R$ 1 milhão. Mesmo assim a produtividade será alta. Nos 2.220 hectares de milho a média deve superar 190 sacas por ha.

Saiba o que faz do produtor rural goiano que é uma referência na arte de produzir milho:

– Desde 2008 a família investe em agricultura de precisão.
– Aplica 900kg de gesso por hectare, 200kg de potássio, 230kg  de cloreto e 350kg de ureia.
– Colhe cerca de 200 sacas e o custo não ultrapassa 130 sacas por hectare.
– Faz rotação de culturas: 50% soja e 50% milho.
– Em alguns talhões já chegou a atingir 234 sacas por hectare.
– Em função do ataque da cigarrinha do milho, este ano não deve ultrapassar as 200 sacas por hectare, mesmo assim os tratos vão garantir uma produtividade acima de 190 sacas.