Cotação do milho sobe 40% em um ano

Para os próximos meses, considerando um cenário dentro da normalidade, a expectativa da Scot Consultoria é de mercado sem grandes alterações

Fonte: Sílvio Ávila/Mapa

Após fortes altas, o preço do milho teve ligeira queda em abril. De acordo com a Scot Consultoria, a oferta interna do cereal aumentou devido ao avanço da colheita da safra verão. A empresa estima que os trabalhos de campo do grão primeira safra estão entre 65% e 70%.

Na região de Campinas (SP), a saca do milho está cotada em R$ 39 para entrega imediata, sem o frete. Em relação à média de março deste ano, houve uma queda de 0,3%. No entanto, na comparação com abril do ano passado, o cereal está custando 40,2% mais.

Para os próximos meses, considerando um cenário mais dentro da normalidade (clima e demanda), a expectativa da Scot é de mercado sem grandes alterações, mas o monitoramento deverá continuar neste período que compreende o desenvolvimento das lavouras de segunda safra.

Vale destacar que uma parcela da área com milho de segunda safra foi semeada fora da janela ideal de plantio (até meados de março), o que aumenta os riscos e possibilidade de queda na produtividade.