Exportação de milho em agosto cresce 110%

A grande disponibilidade de milho e a maior competitividade do grão no mercado internacional são os fatores que colaboraram com a alta dos embarques

O Brasil exportou 3,3 milhões de toneladas de milho até a terceira semana de agosto, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A média diária de embarques foi de 235,86 mil toneladas, 113,2% a mais que a média embarcada por dia em julho deste ano. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o volume exportado diariamente aumentou 111,5%.

De acordo com a Scot Consultoria, a boa disponibilidade de milho e as quedas de preços no mercado interno, que aumentaram a competitividade do milho brasileiro no mercado internacional, são os principais fatores de alta das exportações desde julho.

Se os embarques continuarem neste ritmo, a estimativa é de que as exportações brasileiras superem as 5,40 milhões de toneladas no acumulado de agosto. Para uma comparação, em agosto do ano passado foram embarcadas 2,56 milhões de toneladas do cereal.

Em agosto, o preço médio do milho exportado pelo Brasil foi de US$ 155,55 por tonelada, frente ao patamar acima de US$ 175,00 por tonelada no começo deste ano.