Milho: conheça dica simples que rende até duas sacas a mais por hectare

Confira no programa desta semana a receita completa que produtor de Mato Grosso do Sul adota para alcançar índice de produtividade maior que a média da região

Fonte: João Henrique Bosco/Canal Rural

O programa Mais Milho deste sábado foi a Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul, contar a história do produtor rural Artur Burgel. Ele faz parte da turma que, duas décadas atrás, migrou do Sul para mudar a realidade do Centro-Oeste. Determinação e tecnologia transformaram o solo originalmente pobre em uma terra produtiva. E, com uma estratégia mais flexível de plantio, consegue obter até duas sacas a mais por hectare.

Burgel utiliza tecnologia de forma correta e dá dicas preciosas para aumentar a produtividade do milho. Com uma agricultura de precisão consolidada, ele adota um hibrido ideal para cada talhão. Dessa forma, vem colhendo bons resultados, com média de 114 sacas de milho por hectare. Na última safra, mesmo com a seca que atingiu a região, garantiu 90 sacas por hectare, bem acima da média local. 

Veja o que Artur Burgel, um dos produtores mais tecnificados de Sidrolândia, faz para obter resultados cada vez melhores:

  • Investe em agricultura de precisão.
  • Baseado na análise de solo, utiliza ohíbrido mais indicado para cada talhão.
  • Planta 100% milho e 100% soja a cada safra, assim quebra o ciclo das ervas daninhas e dos insetos.
  • Antecipa o plantio da soja e retarda o do milho até meados de março, uma estratégia mais flexível do que em outras regiões, e, com isso, consegue até duas sacas a mais por hectare.
  • Utiliza 100 kg por hectare de DAP, com adubo nitrogenado com cloreto de potássio. 
  • Faz adubação média, manejo correto, distribuição de plantio na hora certa com calagem no solo e incorporação de calcário em profundidade.