Milho: produza 50 sacas a mais que seus vizinhos

Saiba como o produtor que visitamos nesta semana se preparou para não deixar que os problemas climáticos afetassem a sua produção

O Programa Mais Milho deste sábado visitou Jataí, em Goiás, a segunda cidade que mais produz o grão no país. A equipe de reportagem contou a história de Antônio Gazarini. Toninho, como é conhecido na região, tem o respeito dos colegas pelo trabalho que realiza a longo prazo, com excelentes resultados.

Nos 600 hectares onde planta o milho verão, consegue produzir 12 toneladas, 200 sacas por hectare, enquanto que a média na região não passa de 170 sacas. Já nos 3.400 hectares referentes à área plantada de safrinha, o produtor já chegou a atingir 140 sacas por hectare. A média em Jataí é de 90 sacas.

Veja a receita de Antônio Gazarini para ser bem sucedido no que faz:

– Aposta em agricultura de precisão há anos
– Faz rotação de culturas entre soja, milho e feijão
– O solo tem cobertura o ano todo
– Planta 8 híbridos, 4 já consolidados e 4 desconhecidos para teste. Assim consegue substituir tecnologias já ultrapassadas e planejar a próxima safra
– Ao contrário de outros produtores, durante a estiagem da safra passada, não mudou as boas práticas de manejo. E colheu ótimos resultados.
– Aplica 190 kg de MAP e 180 kg de cloreto de potássio
– Utiliza um equipamento que distribui bem as sementes com germinação uniforme
– Faz duas aplicações de ureia protegida. Uma de 150 kg por hectare e outra de 200 kg por hectare
– Realiza uma aplicação de inseticida e três de fungicida, uma delas antecipada.