Saiba como chegar a 300 sacas de milho por hectare

Irrigação por gotejamento e rotação com tomate fazem parte da receita de produtividade de agricultor goiano

O programa Mais Milho deste sábado conta a incrível história do Fabiano Bielefeld: produtor rural, atleta e empresário dedicado ao ramo do turismo, em Cocalzinho de Goiás (GO). Novo na agricultura, atividade que exerce desde 2007, ele bateu o recorde estadual de produtividade do milho utilizado para consumo humano. “Foi muito bacana, já na minha primeira safra de milho, mostra que estamos no caminho certo”, comemora Fabiano.

A equipe do Mais Milho viajou 130 km, de Goiânia a Cocalzinho, para entender as razões que fizeram do agricultor uma referência na produção do grão: a produtividade alcançada em sua propriedade foi de 300 sacas por hectare.

Gotejamento subterrâneo

A façanha foi possível após a implementação da irrigação por gotejamento subterrâneo, uma técnica israelense bem adaptada à agricultura brasileira. A água é utilizada na medida precisa, diretamente na raiz da planta e com a presença de nutrientes incorporados ao sistema, que custa o dobro dos pivôs.

“Ele é mais caro, mas o investimento se paga em bem menos tempo, por isso, a longo prazo, acaba se tornando bem mais em conta. Além de economizar água e energia”, explica o entusiasmado Bielefeld.

Tomate como aliado

Tem outro motivo que ajuda Bielefeld a produzir bem. O produtor arrenda parte das terras para produtores de tomate, cultura que utiliza de 10 a 15 vezes mais adubação do que o milho. O agricultor se beneficia deste aliado de forma financeira. Ele não precisa gastar com insumos, a terra já está pronta para receber o milho. A economia é superior a 40%. “A primeira vez foi ao acaso. Plantei o milho na área do tomate e foi uma surpresa o que aconteceu. Hoje, não abro mão da rotação, quero que plantem tomates aqui.”

Fabiano Bielefeld plantou a primeira safra de soja com irrigação por gotejamento subterrâneo. O produtor busca atingir uma média acima de 100 sacas de soja por hectare. Em se tratando de Bielefeld, é melhor não duvidar.