Veja como o etanol de milho pode garantir renda ao produtor

Investir na produção do combustível no país aumenta a demanda pelo grão, pode beneficiar a pecuária e ainda garantir benefícios para o estado

O Mais Milho deste sábado revela uma tendência que parece irreversível: o crescimento das usinas que fabricam etanol produzido a partir do grão. O programa mostra a Usimat, primeira usina a fabricar o combustível utilizando o milho como matéria prima. 

Localizada em Campos de Júlio, Mato grosso, a indústria começou o processo em 2012 processando 50 mil toneladas de milho, seis anos depois está ampliando a capacidade para 500 mil toneladas. Além do etanol, a produção de ddg, o farelo de milho, é um elo fundamental na engrenagem da usina.

Para os produtores do estado uma excelente alternativa para equilibrar o preço e ter a demanda absorvida. “Já cheguei a negociar 50% da minha safra por um preço que valeu a pena”, revela Alfredo Tomé, produtor rural que planta a menos de 5 km da Usimat.

Mato Grosso tem hoje 4 usinas que utilizam o milho na fabricação do etanol. A construção da quinta usina foi anunciada recentemente em Sinop (MT).