RS: aumento da área de milho traz alívio para suinocultores

Custos de produção teriam aumentado 40% em 2016, mas podem ceder com a elevação da safra do cereal

Fonte: Lucas Scherer Cardoso/Embrapa

O presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, afirma que expansão da área de milho no Rio Grande do Sul, prevista pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), vai trazer alívio aos suinocultores gaúchos. “Os custos de produção aumentaram 40% em 2016 e o produtor está trabalhando no negativo”, afirma.

Apesar do cenário descrito por Folador, a atividade continua em expansão. No Brasil, os abates de suínos em julho tiveram crescimento de 6,5%, na comparação com o mesmo período do ano passado. “Esse aumento não acontece devido aos grandes empreendimentos, mas porque a produtividade interna melhorou, o peso do abate está maior e o produtor eventualmente realiza alguns ajustes na estrutura das granjas”, afirma o presidente da associação.

A expectativa é que, até o fim de 2016, os preços do suíno se recuperem. “Esperamos que o último quadrimestre do ano seja melhor. Queremos ter renda para cobrir os custos e uma pequena margem ao produtor”, diz Folador.

Milho

A previsão da Emater é que o plantio de milho na safra 2016/2017 cresça quase 9% no Rio Grande do Sul, atingindo 805 mil hectares. O estado não registrava aumento de área há quase dez anos. O principal motivo da expansão seriam os preços do grão, que permanecem em patamares elevados.