Crise do milho: Aurora corta abates de aves em 50%

Além da redução na capacidade, a cooperativa vai dar férias coletivas a 700 funcionários em Abelardo Luz (SC)

A cooperativa Aurora vai reduzir pela metade os abates de aves da unidade de Abelardo Luz, no oeste de Santa Catarina, deixando de processar 70 mil frangos diariamente. Segundo o presidente da empresa, Mário Lanznaster, os principais motivos dessa diminuição são a grande oferta de carne de frango no país – fator que diminuiu os preços da proteína no mercado interno – e a escassez de milho. “Os preços do milho duplicaram e o farelo de soja aumentou 50%”, afirma ele.

Lanznaster explica que vão ser concedidas férias coletivas para metade do quadro de funcionários em julho e para a outra metade em setembro, como medida para contornar a falta de milho no Brasil. O presidente descarta a possibilidade de corte de empregados no momento, mas afirma que, se a baixa oferta de grão continuar nos próximos 30 dias, algumas demissões podem acontecer.

A expectativa para os próximos dias é que o tempo colabore e as chuvas cessem na região do Paraná e Mato Grosso do Sul. Dessa forma, a entrada da segunda safra de milho traria fôlego à empresa.

Atualmente a planta de Abelardo Luz corresponde a 13% do abate de aves de toda a empresa.