Demanda pode contribuir para elevação no preço da soja, diz analista

A demanda continua aquecida e está anulando qualquer efeito baixista, ocasionado por uma safra recorde americana

Fonte: Embrapa/divulgação

Os preços da soja da bolsa de Chicago operam nesta segunda-feira, dia 5, com altas de quase US$ 0,20. O contrato da oleaginosa em janeiro de 2017 teve uma elevação 1,70%. Entre os motivos dessa subida está a demanda chinesa mais forte pelo grão.

De acordo com a consultoria Safras&Mercado, a China voltou a fazer uma grande compra do grão americano, quando o normal para esta época do ano é o mercado voltar suas atenções para a safra da América do Sul. Os exportadores norte-americanos relataram ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a venda de 426 mil toneladas de soja para o país asiático, com entrega na temporada comercial 2016/17. 

Segundo o analista de mercado Carlos Cogo, o fato mostra que a demanda continua aquecida e está anulando qualquer efeito baixista, ocasionado por uma safra recorde americana. “O relatório de oferta e demanda mundial do USDA, que vai ser divulgado nesta semana, pode ser altista. Na medida em que os números de exportações de soja ficarem altos, os estoques finais vão cair. Isso significa que a soja pode subir ainda mais” explica ele.