Enchente paralisa abate de frigoríficos em MS

De acordo com a prefeitura de Aquidauana (MS), a cidade recebeu mais de 150 milímetros de chuvas em menos de 12 horas

Fonte: Prefeitura de Aquidauana

A forte chuva que atingiu nesta semana algumas regiões de Mato Grosso do Sul provocou a morte de três bovinos e o transporte de emergência de 600 animais de uma unidade frigorífica da JBS em Anastácio. De acordo com a empresa, esse é o segundo dia que a planta está paralisada.

Na quarta-feira, dia 21, a prefeitura de Aquidauana decretou situação de emergência após chover mais de 150 milímetros em menos de 12 horas. De acordo com o governo do estado, o rio que corta a cidade chegou a atingir cerca de 9 metros, quando a altura normal é de 5 metros. A cheia está sendo considerada a maior desde a década de 1990.

O presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, Frederico Borges Stella, informou que o frigorífico Buriti também foi afetado pelas chuvas. Segundo ele, a unidade da cidade não operou nesta quarta porque os funcionários da empresa não conseguiram chegar até o local, já que pontes e estradas ficaram intransitáveis.

Na cidade, os estragos também foram grandes. As chuvas deixaram ruas totalmente alagadas e o exército foi chamado. Segundo a secretaria de assistência social de Aquidauana, 50 famílias estão em abrigos, totalizando 153 pessoas, entre crianças, adultos e idosos. Há ainda 102 famílias em área de risco.