Falta de umidade vai atrasar plantio da soja em Mato Grosso

Previsão do tempo alerta que chuvas regulares só voltam na segunda quinzena de outubro; atraso pode prejudicar segunda safra de milho em 2017

Fonte: pixabay

estiagem e as altas temperaturas vão forçar o atraso do plantio da soja em Mato Grosso. De acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado (Aprosoja-MT), a umidade do solo está muito baixa, obrigando o agricultor a começar a semeadura fora do planejado.

“O produtor tem que ter cuidado na hora de implantar a lavoura. Há pelo menos dois anos que o clima já faz parte do planejamento do agricultor. Não dá para correr esse risco [de plantar sem umidade], o custo é muito alto”, explica o diretor técnico da associação, Nery Ribas.

De acordo com a Somar Meteorologia, as chuvas devem voltar apenas na segunda quinzena de outubro, um mês depois do fim do vazio sanitário em Mato Grosso. A editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, diz que a umidade do solo no estado é de apenas 10%, quando o ideal para o plantio é de, no mínimo, 60%

O diretor técnico da Aprosoja-MT diz que esse atraso não vai prejudicar a safra da cultura, mas pode afetar a produção da segunda safra de milho.