Granizo deve atingir lavouras dos EUA nesta semana

Em algumas regiões do cinturão produtor americano, são esperadas chuvas de até 100 milímetros em um período de quatro dias

Fonte: Itálico Cielo/Idamor Centenaro/Martins Braucks

A previsão do tempo indica que chuvas intensas acompanhadas de granizo podem atingir a safra norte-americana já nos próximos dias. De acordo com a Somar Meteorologia, algumas lavouras de soja e milho podem ser prejudicadas. “Existe essa possibilidade, mas, se acontecer, vai ser de maneira mais pontual”, explicou a meteorologista Desirée Brandt.

Em algumas cidades do cinturão produtor dos Estados Unidos, são esperadas chuvas de até 100 milímetros entre esta quarta-feira, dia 28, e o domingo, dia 2. As regiões em verde e amarelo são onde existe a maior probabilidade de queda de granizo.

A partir da próxima semana os modelos meteorológicos apontam uma mudança no padrão climático do país. Segundo o instituto americano de meteorologia (NOAA), a intensidade das chuvas diminui e alguns estados, como Dakota do Sul e Dakota do Norte, podem ficar bastante secos.

A consultoria AgResource estima que essas chuvas abaixo da média e temperaturas um pouco mais altas poderiam se estender até grande parte de julho, mês extremamente importante para a definição da produtividade das lavouras de milho.

Os últimos dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revelaram que 66% das lavouras de soja estão em boas ou excelentes condições. Houve queda de um ponto percentual na comparação com a semana anterior. O órgão ainda que indicou que 26% possuem situação regular e 8%, condições entre ruins e muito ruins.

Para o milho, o USDA estimou que 67% da safra estava em boa ou excelente condição, 25% em situação regular e 8% em condições entre ruins e muito ruins.