Mercado financeiro reduz projeção do PIB e da inflação

A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o índice oficial de inflação no país, passou de 3,71% para 3,64% este ano

Fonte: Marcos Santos/USP Imagens

O mercado financeiro reduziu a projeção para a inflação e para o crescimento da economia este ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, dia 19, através do boletim focus, que é uma publicação elaborada todas as semanas pelo Banco Central com base em estimativas de instituições financeiras.

Inflação

A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o índice oficial de inflação no país, passou de 3,71% para 3,64% este ano. Essa foi a terceira redução seguida. Para 2018, a estimativa caiu de 4,37% para 4,33% no segundo ajuste consecutivo. As projeções permanecem abaixo do centro da meta de inflação estipulada pelo governo, que é de 4,5%.

Produto Interno Bruto

A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, foi reduzida de 0,41% para 0,40%, em 2017, no segundo ajuste consecutivo. Para o próximo ano, a projeção de crescimento da economia passou de 2,30% para 2,20% na quarta redução consecutiva.

Taxa básica de juros

Já a taxa básica de juros, a Selic, encerrará 2017 e 2018 em 8,5% ao ano, de acordo com as previsões das instituições financeiras consultadas.  Atualmente essa taxa está em 10,25% ao ano. 

Câmbio

Para a moeda americana o mercado financeiro projetou um dólar cotado em R$ 3,30, sem alterações em relação ao boletim anterior. Em 2018 o câmbio é estimado em R$ 3,40