Preço do feijão carioca cai mais de 50% em um mês

Baixo consumo do produto e avanço da colheita em São Paulo são principais motivos da queda

Fonte: Sebastião José de Araújo/Embrapa

Os preços do feijão carioca na chamada bolsinha de São Paulo já caíram mais de 50% em apenas um mês, de acordo com a consultoria Safras & Mercado. Alguns especialistas da área apontam o baixo consumo do produto e o avanço colheita no estado como os principais motivos dessa queda.

O proprietário da cerealista Prisma, Diego Bianchi, afirma que atualmente a saca do feijão está valendo cerca de R$ 200, sendo que há vinte dias o preço do produto estava R$ 300. Segundo ele, a entrada de uma nova safra em São Paulo está deixando os produtores em alerta.

“Muitos agricultores seguraram as vendas achando que o preço do feijão carioca iria subir, mas não é o que está acontecendo. Eu recebo todos os dias ligações de produtores rurais oferecendo preços cada vez menores porque eles estão com medo dos prejuízos aumentarem” explica Bianchi.

Já o consultor de mercado Auro Nagay coloca a queda no consumo como principal fator para essa redução nos preços. “O problema não está na oferta restrita e sim na gôndola do supermercado. A procura pelo feijão carioca está muito fraca e as vendas para o consumidor final caíram drasticamente”, afirma.