Produtores de Guaíra (PR) protestam contra a demarcação de terras indígenas

Segundo a Organização Nacional de Garantia ao Direito de Propriedade (Ongdip), 35% da área do município pode ser destinada aos índios

Os produtores rurais de Guaíra (PR) se mobilizaram nesta quarta-feira, dia 6, para protestar contra a demarcação de terras indígenas no município. O grupo contou com a participação da sociedade urbana, além dos sindicatos rurais de Terra Roxa, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon e Mercedes.

O ato teve início em frente do prédio da Justiça Federal do município e seguiu para o Ministério Público Federal e depois para a prefeitura da cidade. Cerca de 8 mil pessoas participaram da manifestação, segundo os organizadores.

De acordo com a diretora da Organização Nacional de Garantia ao Direito de Propriedade (Ongdip), Simone Vanin, um estudo da Fundação Nacional do Índio (Funai) para demarcação da área foi realizado e nesta semana um caminhão carregado de madeira chegou a entrar em uma das propriedades invadidas para começar a construção de casas para os indígenas. “Diante deste cenário, a população resolveu se unir”, explicou. Segundo a entidade, 35% da área de Guaíra estaria dentro da área destinada à demarcação, inclusive urbanas.

O Canal Rural entrou em contato com a Funai e até a publicação desta reportagem, a entidade não havia se manifestado sobre a possível ação na cidade paranaense.