Seca no Rio Grande do Sul diminui produção de leite e faz gado perder peso

O município de Bagé registrou apenas 50,5 milímetros de chuva em janeiro, 46% menos na comparação com a média histórica para o período

Fonte: Jornal Minuano/ Divulgação

A forte seca que atinge a região de Bagé, no sudoeste do Rio Grande do Sul, já fez pelo menos 20% do gado de corte apresentar perda de peso e 40% do gado de leite diminuir a produção.

De acordo com a unidade regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS), os pastos estão muito secos e quase não há alimentação para os animais. Na soja, 30% das lavouras estão prejudicadas. Para o milho, o prejuízo atinge 20% e para o arroz 10%.

Na cidade, a situação também preocupa os moradores. No dia cinco de fevereiro o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) implantou um sistema de racionamento de água. A medida atendeu a um decreto municipal estipulado em virtude da estiagem que atinge toda região.

Segundo a prefeitura, barragem da sanga rasa está 4,7 metros abaixo no normal, enquanto a do piraí, outro reservatório municipal, está 1,5 metros abaixo da normalidade. Os dados da Estação de Tratamento de Água (ETA), indicam que choveu apenas 50,5 milímetros em janeiro, 46% menos na comparação com a média histórica.