Soja em Chicago atinge o maior preço em 7 meses

A alta de 1,4% no vencimento de março é influenciada pela seca nas lavouras da Argentina

Fonte: Divulgação

Os contratos da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) abriram a sessão desta terça-feira, dia 20, com expressiva alta. Por volta das 9h40 o vencimento de março subia mais de 1,4% e era cotado a US$ 10,36 com alta de 15 cents. Nesta segunda, 19, os mercados não abriram devido à um feriado nos Estados Unidos.

Segundo a consultoria Safras & Mercado, este é o melhor patamar da oleaginosa em sete meses. A elevação é puxada pelo clima seco em importantes regiões produtoras da Argentina.

De acordo com a Sociedade Rural de Rosário, a seca em vários lugares da zona agrícola argentina – Santa Fé, o norte de Buenos Aires e o sudeste de Córdoba, onde estão as terras mais produtivas – seria a mais importante dos últimos 70 anos. Salienta-se que apenas no verão de 1945 é que houve registros pluviométricos semelhantes aos atuais, com apenas 25 milímetros a 35 milímetros.

A entidade explicou ainda que as chuvas que caíram ao longo do ano representam apenas 15% da média de chuvas para este período, que são de, geralmente, 200 milímetros para janeiro e fevereiro. Cabe destacar que este verão também foi particularmente quente na região.

Com o estresse hídrico desde novembro, a safra do país foi cortada em cerca de 10 milhões de toneladas e deve ficar em menos de 50 milhões de toneladas.